Sobre rótulos e destino

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/rawpixel-4283981/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2970215">rawpixel</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2970215">Pixabay</a>

Estávamos na festa de aniversário de um amiguinho do Marcos. O momento do "parabéns" estava se aproximando e o pai da criança anunciou que era hora das fotos! Correndo, Marcos veio até mim e disse:
"Mamãe, é hora de tirar fotos, mas eu não quero, eu SOU tímido!"
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/LuidmilaKot-2358662/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1606572">Luidmila Kot</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1606572">Pixabay</a>

As palavras do meu filho, tão espontâneas e ao mesmo tempo pesadas me fizeram lembrar das diversas vezes em que eu disse a outras pessoas: "o Marcos é tímido"... Sem intenção, sem nem mesmo perceber, eu tinha construído um rótulo para ele e agora esse parecia ser sua essência e, consequentemente, seu destino. Mas, como eu acredito que nada nunca está perdido, e que sempre há tempo para construir novas realidades na educação dos nossos filhos, a minha resposta para o Marcos naquele momento foi:
"Filho, você não precisa SER tímido, você pode escolher se quer ser tímido agora ou não!"
Continuamos na festa, tirei fotos com o aniversariante e em nenhum momento insisti para que meu pequeno tomasse uma ou outra atitude. Deixei-o livre para fazer sua própria escolha.
E qual não foi minha surpresa quando, de repente, ele se colocou ao lado do aniversariante e deu o sorriso mais sincero e espontâneo que uma bela foto poderia pedir! Ele escolheu não SER tímido naquele dia!
Essa história me deixou várias lições. Comprovou pra mim que sempre é possível corrigir nossos pequenos erros, como o fato de eu ter dado um rótulo pro meu filho. Como eu sempre digo: a maternidade é um passo de cada vez. Que bom!
Também aprendi que a gente tem que confiar na capacidade dos nossos pequenos de entender nossas palavras e nossa intenção. Na capacidade deles de fazer suas próprias escolhas de forma acertada.

E você? Já colocou um rótulo no seu filho?
Se quiserem saber mais sobre rótulos e o porquê de não serem uma prática legal, me fala nos comentários que eu preparo um post especial sobre o assunto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mágica de acordar cedo depois de uma boa noite de sono

Diário de desmame gentil guiado [1]

Diário de Desmame Gentil Guiado [4]