Diário de desmame gentil guiado [3]

A cada dia há menos leite disponível em meus seios. E o Marcos já percebeu isso. Eu converso com ele sobre isso com alguma frequência e completo: "Que bom que você já é grandinho e come comida  e pode beber o leite da vaquinha, né, assim você não precisa mais do leite da mamãe!" Ele retruca que ainda é bebê, mas já não pede mais o mamá com a frequência anterior. Às vezes, quando fica chateado com alguma situação, ele pede, mas tenho conseguido distraí-lo com outras coisas e ajudá-lo assim a encontrar outras formas de se acalmar e se restabelecer diante de incômodos... Faz parte da educação emocional também...
Ele já não está mamando tanto pra dormir também. Se ele tiver mamado pouco antes da rotina noturna, ou mesmo durante a tarde, já não pede na hora de dormir. Mas, mesmo quando pede para dormir, ele mama uma pequena quantidade e já consegue adormecer rapidamente. E tem dormido a noite toda. Mesmo quando acorda no meio da noite (talvez por algum barulho ou um sonho agitado?), ele já não pede o peito, apenas a minha companhia.
Todavia, o processo de desmame tem suas consequências, ou, podemos dizer melhor, seus desafios. Tenho percebido uma agitação fora do comum no Marcos, sendo pouco colaborativo e chorando com frequência. Sempre que atitudes inesperadas aparecem, eu busco, como aprendi com a Disciplina Positiva e a Comunicação Não Violenta, entender o que está gerando isso, que necessidades estão por trás daquele comportamento que eu acho tão desafiador. E cheguei à conclusão de que ele está experimentando uma grande mudança na vida dele. O "crescer", que eu tanto repito pra ele, está talvez lhe fazendo sentir que está se distanciando demais de mim, que sou seu porto seguro...
Na maternidade, às vezes é preciso dar um passo para trás, respirar, para poder então dar mais dois passos para frente e retomar a caminhada. Percebo que preciso me acalmar, antes de querer acalmar o meu pequeno. Preciso acalmar minha ansiedade com o desmame, e, assim, ir mostrando pra ele que eu continuo lhe segurando.
Não vou parar com o desmame. Mas vou parar de associá-lo ao crescimento do Marcos... Vou parar de exigir dele uma atitude madura diante de uma situação que pra ele é ainda mais desafiadora do que pra mim.
Sigamos firmes, mas com calma!
Imagem de  <a href="https://pt.pngtree.com/freepng/colorful-maternal-element_2661035.html ">pngtree.com</a>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mágica de acordar cedo depois de uma boa noite de sono

Diário de desmame gentil guiado [1]

Diário de Desmame Gentil Guiado [4]