A mágica de acordar cedo depois de uma boa noite de sono

O hábito de acordar cedo tem feito parte da minha vida desde que consigo me lembrar. Primeiro a escola, depois a faculdade, depois o trabalho, sempre realizados pela manhã. Ao me casar, entrei para uma família que também cultiva esse hábito com paixão. Acordar tarde é desperdício de vida, diz meu marido.
Todavia, desde a chegada do nosso pequeno, acordar cedo não era, para mim, sinônimo de produtividade, ou de aproveitar a vida. Primeiro porque a amamentação exigia que eu acordasse algumas vezes à noite e, mesmo nas poucas noites em que não tinha sido solicitada para amamentar, eu geralmente estava em um sono leve, meio desperta, aguardando a solicitação a qualquer instante.
Segundo porque eu nunca mais pude controlar exatamente minha hora de começar o dia! Se programava o despertador para às 06h00, era solicitada às 05h30 para amamentar e esse momento só acabava cerca de 40 minutos depois. Se o despertador estava programado para às 05h00, o bebê estranhamente adivinhava e acordava junto comigo, ou até antes disso... rs

Acordar com o bebê exige uma rotina totalmente diferente da que é possível quando você acorda "sozinha", pois você se concentra nas necessidades dele, e deixa para "iniciar o seu dia" depois de já ter cumprido tudo que é suficiente para o amanhecer do seu pequeno: troca de fralda/pijama, lavar o rosto, escovar dentes, dar café da manhã, encaminhar uma atividade para o período da manhã ou levar pra escola.
Há alguns dias, estamos em processo de desmame (veja mais na tag Desmame) e o noturno já se encontra praticamente efetivado, me fazendo sentir os primeiros resultados dessa mudança. Hoje acordei às 05h00, realizei os principais itens do que considero uma rotina da manhã e me percebi sentada no sofá sem saber o que fazer... simplesmente pronta para o trabalho sem atrasos! Deliciei-me com algumas páginas de um livro e pensei que novos tempos estão chegando para mim...
Pensei que posso reestruturar minha rotina matinal, acrescentar rituais de leitura e escrita que tenho desejado há algum tempo.
Acordar com meu bebê sempre trouxe uma sensação de aconchego e satisfação, mas estou ansiosa por agora ter a oportunidade de deixar minhas manhãs mais produtivas, o que certamente influenciará a produtividade do restante do dia também!
Ser mãe é um passo de cada vez. Uma fase vai superando outra ao longo do tempo e, cada uma no seu momento, traz sensações e anseios diferentes.
A gradual independência de nossos filhos traz conquistas e desafios. Aos poucos vamos nos preparando para cada um deles, mesmo sabendo que nunca se está realmente preparada para o futuro que não pode ser previsto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de desmame gentil guiado [1]

Diário de Desmame Gentil Guiado [4]